quinta-feira, 20 de março de 2014

Escola | Crise Psicosociais


Hoje, na aula de Psicologia, descobri algo que à muito tinha curiosidade em saber a resposta: porque é que crianças mentem? Nós podemos pensar que mentem porque querem, porque aprenderam a mentir ou porque outra razão qualquer mas a verdade é que o facto de uma criança mentir é uma crise psicosocial... Ou seja, a criança nos seus primeiros anos de vida sofre de uma crise a que os psicólogos chamam de desconfiança/confiança. Esta crise é apenas uma maneira que as crianças têm de se proteger. Mais tarde acabaram por ultrapassar essa fase e serem honestas connosco. 

Já os jovens nos seus primeiros anos de adolescência e até aos vinte sete anos sofrem também de uma crise a que os psicólogos chamam de crise de identidade. E, por fim, as pessoas idosas sofrem também uma crise a que os psicólogos chamam de crise de arrependimento pois a medida que as pessoas envelhecem têm tendência a pensar no tempo perdido e em todas as coisas que não fizemos.

Crise Psicosocial, não é necessariamente uma definição negativa mas, sim, uma sinalização do desenvolvimento do ser humano que dura a vida toda porque o ser humano desenvolve-se desde o seu nascimento até à sua morte.

Digam-me lá se tinham uma vaga ideia sobre isto. 

7 comentários:

  1. Eu não fazia ideia disso e fiquei curiosa quando o referiste no meu blogue por comentário. Deve ser tão interessante estudar isso :)

    ResponderEliminar
  2. Eu tive dois cadeiras de psicologia e no primeiro ano aprendi estas crises e ainda existem mais do que estas (:
    Psicologia é muito interessante!

    ResponderEliminar
  3. Já tinha porque também tive psicologia no 12º :)

    ResponderEliminar
  4. Não fazia ideia, pensava que mentiam porque sim...

    ResponderEliminar
  5. Lembro-me que a minha irmã já tinha falado sobre isso, mas só sobre as crianças. Isso dos adolescentes e dos idosos não sabia :)

    ResponderEliminar
  6. Concordo contigo! «Sempre a atraiçoar» é mesmo a definição correta

    Agora fiquei com imensas saudades das minhas aulas de Psicologia, acho fascinante compreender essas coisas

    ResponderEliminar