domingo, 12 de janeiro de 2014

Porto | Teleférico

Ontem fui com a M. até aos Cais de Gaia para tomar um café e tirar umas fotos. Para quem não sabe, do lado do Cais de Gaia, construíram um teleférico relativamente satisfatório em que podemos apreciar as belas vistas da cidade invicta. O trajecto é precisamente do Cais de Gaia, sobe-se até lá em cima e saiu-mos perto do Jardim do Morro.

Para ser sincera, nunca tive uma grande curiosidade em andar no teleférico mas ontem apeteceu-me. Lá convenci a M., pelo menos, a irmos perguntar os preços visto que quando a construção do teleférico ficou concluída o preço da viagem era de um 1, 45$ - preço de uma viagem de comboio - mas como estamos em tempos de crise esse preço podia ter sofrido um aumento drástico. 

E, assim, foi. Fomos perguntar o preço da viagem a loja das recordações especialmente dedicada aos turistas e o preço já não é 1, 45$ mas, sim, 5$ só a ida e 8, 50$ ida e volta. Claro que eu e a M. largamos logo a ideia de andar de teleférico. Ninguém, a não ser que tenha uma economia avantajada, no seu perfeito juízo, neste dias de austeridade vais gastar 5$ numa ida de teleférico até porque existem outras coisas que fazem falta e 5$ fazem falta. Tudo isto para dizer que apesar de aproveitarem melhor o teleférico por causa dos turistas a este preço, as pessoas que realmente são naturais da cidade não metem ali os pés. E, é pena. Porque quem vive no Porto, ama a sua cidade e gosta de desfrutar dela. 


2 comentários:

  1. 5??? Por andar de teleférico? Credo!!
    Também ando sempre pelo centro do Porto. Como dizes, quem ama a sua cidade desfruta dela! :)

    ResponderEliminar